sábado, junho 24, 2006

São João...


Donde vindes São João
De manhã tão molhadinho?
Venho de saltar fogueiras
E apanhar o rosmaninho.

Os festejos de S.João são hoje a lembrança de um antiquíssimo rito pagão, anterior ao cristianismo que, tal como outros, a igreja assimilou depois à sua liturgia. Constituem a adaptação cristã do longinquo culto do fogo, através do qual os povos primitivos acompanhavam e celebravam a evolução solar ao longo da estação do ano. Neste caso, assinalavam com enormes fogueiras a passagem do solstício de Verão, em que o sol atinge o seu máximo esplendor.
O povo português teceu em redor de S.João, uma auréola de santo reinadio, brejeiro, folgazão e casamenteiro, mas simultaneamente ele próprio namoradeiro, transformamdo-o num santo muito popular e querido.
Também o cancioneiro musical não ficou indiferente a este especial carinho do nosso povo para com S. João, dedicando-lhe inúmeras canções que, em cada província, adoptam as formas tradicionais da múcica local.


Por cá também houve São João, numa organização da CORART, no Largo João Felicio, muita animação, Fogueira etc etc. Parabens ao Sr.José Piralho Tanganho pela iniciativa...e obrigado pelo contive.