domingo, abril 02, 2006

1º de Abril...

No 1º de Abril, também chamado "Peixe de Abril" , em Portugal e em França, é costume enviar presentes de logro e pregar petas. Ao que se sabe:


Tudo começou em 1564, quando Carlos IX, rei de França, por uma ordonnance de Roussillon, Dauphine, determinou que o ano começasse no dia primeiro de Janeiro, no que foi seguido por outros países da Europa. É claro que, no início, a confusão foi geral, uma vez que os meios de comunicação ainda eram inexistentes. Não havia rádio, televisão, nem mesmo o jornal, pois a invenção da imprensa, por Gutenberg, só aconteceu muitos anos depois.
Antes de Carlos IX determinar que o dia primeiro de Janeiro fosse o começo do ano, este tinha início no dia primeiro de Abril, o que resultou ficar conhecido como o Dia da Mentira., por força das brincadeiras feitas com a intenção de provocar hilaridade.
Surgiram, então, as brincadeiras (que os franceses denominavam de plaisanteries) em todo o mundo, como a da carta que se mandava por um portador destinada a outra pessoa, na qual se lia o seguinte: "Hoje é primeiro de Abril. Mande este burro pra onde ele quiser ir".


Também vos enviei um presente de logro...espero que tenham gostado...é sempre bom "pregar" uma "peta"...pena é que esta não seja verdade...era óptimo uma viagem de teleférico ou passar uns bons bocados nos escorregas...!
Um bom domingo pra todos...e não generalizem o dia 1 de Abril ao longo do ano...um abraço a todos e bom Domingo....que eu vou á vida...tenho mais que fazer do que estar por aqui...!