quinta-feira, março 16, 2006

Um pouco de boa disposição...


Um homem compra um Ferrari e vai meter gasolina. Arranca a 50 Km/h e, de repente, uma bicicleta....vuuuuummmmmmmm!
Admirado, a 150 km/h, ultrapassa a bicicleta e, de repente.... vuuuuummmmmmmm, é de novo ultrapassado.
A 200 km/h, ultrapassa a bicicleta, e de repente... vuuuuummmmmmmm, mais uma vez é ultrapassado pela bicicleta.
O homem já não sabia o que fazer, pensar ou reagir. Então acelera ao máximo, ultrapassa a bicicleta,e...vuuuuummmmmmmm, é outra vez ultrapassado.
Param num semáforo, o homem da bicicleta bate na janela do Ferrari, o homem abre a janela e o da bicicleta diz:
- Olhe, podia abrir a porta, é que tenho os suspensórios aí entalados!!

Camilo Castelo Branco...


"Rompia a manhã. Tão lindo estava o céu, tão balsâmico o ar ao pé do arvoredo do convento, as aves deleitavam tanto o coração, o múrmuro despertar da natureza, docemente lhe marejavam nos olhos as lágrimas de um contentamento infantil..."

in "Lágrimas Abençoadas"
de Camilo Castelo Branco


Camilo Castelo Branco nasceu a 16/03/1825.
A sua obra é o resultado da vida acidentada que viveu. Órfão de mãe com 1 ano e de pai com 10, recebeu, desde então, uma educaçãoprovinciana junto de alguns membros mais póximos da sua familia. A aventura, a vida ao ar livre, muito tempo vivido junto da gente serrana, várias viagens, por vezes, acidentadas, tudo isto se filtra na sua obra.
A obra camiliana é muito extensa. Obrigado a viver do que escreve, pois as dificuldades de ordem económica são cada vez maiores. Camilo passa a última fase da sua vidanum crescendo de tragédia. "lágrimas abençoadas", "Brasileira de Prasins", "Amor de Perdição", "O Retrato de ricardina", "A Doida de Candal" e "Mulher Fatal" contam-se, entre outras das suas obras notáveis.