sexta-feira, fevereiro 24, 2006

24.02.1777 - Morre D.José I

D.Jose I, O "Reformador" filho de D.João V, nasceu em 1714 e foi o nosso 25º. Rei. Reinou de 1750 a 1777. Logo que subiu ao trono, escolheu para ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, depois o conhecido Marquês de Pombal.
O terrivel terramoto que destruiu lisboa em 755, deu ensejo a que este estadista revelasse as suas poderosas faculdades. A partir de então , D.José entregou-lhe, por completo, a direcção dos negócios públicos.
Sem grandes qualidades de espírito, D.José soube, no entanto, compreender o valor do homem que o destino pusera a seu lado e teve o bom senso de lhe conservar intacta a sua confiança até ao ultimo momento da sua vida.
Por morte de D.José, sobe ao trono, sua filha D.Maria I, a "Piedosa".
Reinou de 1777 a 1816. Um dos seus primeiros actos públicos foi demitir o Marquês de Pombal de todos os seus cargos, instaurando-lhe um processo.
Durante o seu reinado, Portugal decaiu rapidamente.
Entretanto, graças´à influência de certos homens de valor, como Martinho de Melo, o duque de Lafões, sousa Coutinho e outros, algumas obras e reformas úteis se fizeram, como a criação da Academia das Ciências, da Biblioteca Pública, da Casa Pia e a reforma da Marinha, entre outras.
Em 1792, a rainha perde a razãoe é seu filho, o principe D.João, mais tarde D.João VI, que assume a regência.