domingo, fevereiro 05, 2006

Evocação do Dia da Memória do Holocausto, do Anti-semitismo e do Racismo...Dia 26/01/2006 Assembleia da República Portuguesa

A propósito deste dia, e da sua evocação lembrei-me do nome de Aristídes de Sousa Mendes...!
Aristides de Sousa Mendes foi, em 1940, Cônsul Geral de Portugal em Bordeaux, na França.Graduado pela Universidade de Coimbra, foi um advogado de posses de uma antiga família aristocrata e tinha representado Portugal em postos diplomáticos no Brasil, Zanzibar e nos Estados Unidos.
As forças nazistas de Hitler tinham entrado em Paris e uma multidão de pessoas fugira para o sul, esperando deixar a França. O seu destino era Bordeaux, onde um visto português podia lhes assegurar uma passagem pela Espanha até Portugal, que era nominalmente neutro; dali talvez pudessem obter um passaporte ou um visto para a América. Salazar tinha ordenado a suas embaixadas para não emitir vistos de saída para russos, exilados políticos portugueses ou quaisquer judeus.
Milhares de refugiados que chegaram a Bordeaux tinham encontrado o apartamento do Cônsul Geral Português e reuniram-se do lado de fora, esperando conseguir os vistos. Sousa Mendes, com grande compaixão, decidira desobedecer as ordens de Salazar e ele, com dois filhos, escreveu à mão cerca de 30.000 vistos para salvar o máximo possível de refugiados das mãos nazistas. Uns dez mil desses refugiados eram judeus. Cita-se esta frase dita por ele: "Tenho de salvar estas pessoas, quantas eu puder. Se estou desobedecendo ordens, prefiro estar com D’us e contra os homens, que com os homens contra D’us."O resultado dessa magnífica ação foi ele ser chamado a Lisboa em desgraça, mas no caminho parou em Bayonne e escreveu mais vistos à mão, salvando assim outros mil refugiados. Quando chegou a Lisboa foi multado e proibido de exercer a profissão de advogado. Ficou reduzido a ter de vender todos os seus pertences pessoais para comprar comida para sua família. Morreu em 1954, sem dinheiro e ainda em desgraça.

Breve biografia:
1885 - Filhos de Maria Angelina Ribeiro de Abranches e do juiz José de Sousa Mendes, os gêmeos César e Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches nascem em Cabanas de Viriato, Distrito de Viseu, Portugal.
1907 - César e Aristides licenciam-se em Direito na Universidade deCoimbra e depois seguem a carreira diplomática.
1908 - Em Portugal, el-Rei D. Carlos e o príncipe herdeiro são assassinados. Aristides casa com sua prima Angelina; o casal virá a ter 14 filhos.
1910 - Aristides é nomeado Cônsul em Demerara, Guiana Francesa. Revolução de 5de Outubro e proclamação da República portuguesa.
1911/16 - Aristides Cônsul em Zanzibar, enfrenta problemas de saúde juntamente com toda sua família.
1914 - Início da I Guerra Mundial.
1916 - Portugal entra na I Guerra Mundial a favor dos Aliados; batalha de Verdun, massacre do corpo expedicionário português.
1918 - Termina a I Guerra Mundial com a vitória dos Aliados (França, Reino Unido, etc.). Aristides é nomeado Cônsul em Curitiba (Brasil).
1919 - Por causa das suas convicções monárquicas, Aristides é castigado pelo governo de Sidônio Pais.
1921/23 - Aristides dirige, temporariamente, o Consulado de S. Francisco da Califórnia, cidade onde nasce o seu 10.º filho.
1924 - Aristides é Cônsul em S. Luís do Maranhão (Brasil). Depois, passa a dirigir, interinamente, o Consulado de Porto Alegre (Brasil).
1926 - Aristides regressa a Lisboa para prestar serviço na Direção-Geral dos Negócios Comerciais e Consulares. Em Portugal, ocorre revolução militar do 28 de Maio, conduzida pelo Marechal Gomes da Costa.
1927 - A Ditadura Militar portuguesa confia em Aristides e nomeia-o Cônsul em Vigo.
1928 - Salazar, apontado Ministro das Finanças.
1929 - Aristides é nomeado Cônsul-geral em Antuérpia (Bélgica).
1930 - Salazar, eleito Presidente do Conselho de Ministros
1936 - O rei belga, Leopoldo III, condecora Aristides de Sousa Mendes, decano do corpo diplomático. 1938 - Salazar nomeia Aristides de Sousa Mendes Cônsul de Portugal em Bordéus. 1939 - Salazar e Franco assinam o Pacto Ibérico. A Alemanha de Hitler invade a Polônia, início da II Guerra Mundial. Com a Presidência do Conselho, Salazar acumula a pasta de Ministro dos Negócios Estrangeiros.
1940 - Contrariando as ordens de Salazar, Aristides de Sousa Mendes, no Consulado de Portugal em Bordéus, passa mais de 30.000 vistos a judeus e outras minorias perseguidas pelos nazistas. Salazar condena Sousa Mendes a um ano de inatividade e depois aposenta-o sem qualquer vencimento.
1945 - Termina a II Guerra Mundial com a vitória dos Aliados (França, Grã-Bretanha, Estados Unidos da América, União Soviética, etc.). Aristides de Sousa Mendes dirige carta à Assembleia Nacional, reclamando (em vão) contra o castigo que lhe foraimposto pelo Governo.
1948 - Morre sua esposa, Angelina de Sousa Mendes.
1954 - Assistido apenas por uma sobrinha, Aristides de Sousa Mendes morre"pobre e desonrado", no Hospital da Ordem Terceira, em Lisboa.
1967 - Yad Vashem, autoridade estatal israelita para a recordação dos mártirese heróis do Holocausto, homenageia Aristides de Sousa Mendes com a suamais alta distinção: uma medalha com a inscrição do Talmud: "Quem salvauma vida humana é como se salvasse um mundo inteiro".
1998 - A Assembleia da República e o Governo português finalmente procedem àreabilitação oficial de Aristides de Sousa Mendes

Fará perpetuamente parte da história Mundial do Séc. XX...a minha singela homenagem...!

10 000 Visitas...

Chegamos ás 10 000 Visitas depois da instalação do contador em 12/06/2005, e de uma média diária de quase 50. Obrigado pelo vosso interesse, apesar da minha preguiça em escrever (ás vezes não é preguiça é falta de tempo)...os meus sinceros agradecimentos...!
É o vosso interesse no "blog" que faz com que se mantenha em actividade...um bom fim de semana e bem hajam...!