quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Morreu o Rei D.Carlos I, assassinado a tiro, perto da arcada ocidental do Terreiro do Paço

Por morte de D.Luis I, 32º rei de Portugal, sobe ao trono, em 1989, seu filho, D. carlos I.
Em 1890, o Governo Ingles dirigiu a Portugal um ultimato impondo a retirada das tropas portuguesas dos territorios do Centro de Africa, entre Angola e Moçambique.
O Governo foi obrigado a ceder, mas o facto originou uma violenta indignação que os republicanos utilizaram habilmente. A monarquia era a culpada do fracasso do grande projecto colectivo dizia-se.
A popularidade dso republicanos nao parava de crescer, sobretudo nas cidades.
Em 1906, o rei D.Carlos entregou o governo a João franco e dissolveu o Parlamento. Este governante afastou-se muito da linha de tolerância até então usada para os republicanos!
Em principios de 1908, João Franco apresenta à familia real que se encontrava em Vila Viçosa, um decreto estabelecendo a deportação de conspiradores para fora do reino, que o rei assinou.
Quando a familia real regressava a Lisboa, na esquina do Terreiro do Paço para a Rua do Arsenal, Alfredo da Costa e Buiça disparam contra a carruagem Real assassinando D.Carlos e o Principe herdeiro do trono D.Luis Filipe. O Infante D.Manuel seria o 34º rei de Portugal, D. Manuel II.
Com a morte de D.Carlos desapareceu não só um grande Soberano mas também um hábil diplomata e um apreciado cientista (hidrógrafo) e um notavél pintor (paisagista), vitima de um conturbado ambiente político.