quinta-feira, dezembro 01, 2005

Dia Mundial de Luta Contra a SIDA...

Apenas ficam aqui alguns numeros, do nosso país, que nos dão que pensar:
Mais de 27 000 casos registados, 6 175 Mortes confirmadas...!
Sem mais comentários...

1 de Dezembro de 1640...Restauração da Pátria...!

De 1580 a 1640 Portugal viveu sob o dominio do Rei de Castela. A monarquia dualista dos Filipes, iniciada após as Cortes de Tomar, com a proclamação de Filipe II de Espanha como rei de Portugal, fez acumular descontentamentos e do patriotismo dos portugueses resultou a restauração da independência.
Os reis espanhóis Filipe II, Filipe III e Filipe IV, reinaram sucessivamente em Portugal, fazendo crescer a revolta dos portugueses. Neste último reinado, a revolta acentuou-se, pois Filipe IV tentou, abertamente, unificar os dois reinos.
A conspiração começou a forfar-se e no dia 1 de Dezembro, o velho D.Miguel de Almeida proclamou rei o Duque de Bragança.
Abriu-se assim o processo de Restauração que haveria de duar 28 anos de grandes sacrificios humanos e materiais impostos ao Reino. Apesar de duras condições de vida, que a nova tributação mais agravou, todo o País colaborou nessa obra de salvação nacional.
Ao equilibrio do governo de D.João IV deveu-se a estabilidade politica que assegurou o primeiro triunfo do movimento. No entanto, Portugal ainda sofreu varias ameaças que ultrapassou e o coroamento desse longo sacrificio foi alcançado em 1668, quando o Tratado de Madrid reconheceu de vez a Restauração Portuguesa.
Já nessa altura os Portugueses e Portuguesas estavam habituados a fazer sacrificios...e segundo parece o reinado de Filipe II até foi um reinado de prosperidade (digo eu, mas quem sou eu para falar de História)...fazendo de Lisboa uma grande capital...contrariando o ditado de que "De Espanha nem bom vento, nem bom casamento"...
Fiquem bem...bom feriado...!