sábado, junho 04, 2005

Feira Medieval…

Ermida de Nossa Senhora do Castelo Sábado 04 de Junho de 2005…duas palavras apenas para defenir este evento…
Magnifica e Excelente…!!!

Parabéns á CORART por esta iniciativa e também aos que participaram na mesma…trabalho extremamente cuidado…e muito bem elaborado…UMA ENORME LIÇÃO DE HISTÓRIA podemos hoje retirar deste evento.

Correspondeu plenamente e completamente ás minhas expectativas criadas a quando da leitura do panfleto informativo, na minha modesta opinião um evento a figurar no roteiro de eventos culturais a realizar anualmente no nosso concelho…pena foi que a TVI não estivesse cá hoje em directo…para mostrar ao pais o que de bonito se faz na nossa “pacata” terrinha…!

Mais uma vez parabéns a todos aqueles que deram o seu contributo para que este evento fosse um êxito…principalmente á CORART nas pessoas dos Srs Paulo Fatela e José Pirralho Tanganho entre muitos outros…!

Bem Hajam e continuem com este projecto…Coruche precisa…

Jornal “O SORRAIA” 15.12.1929

FOOT-BALL

Coruche vence V.C.Excursionista de Alpiarça por 4-0

No dia 8 o Sport inaugurou a sua época jogando com o Excursionista de Alpiarça. Venceu-o por 4 a 0, num jogo agradável e bem movimentado, onde se salientou a correcção dos dois teams.
Coruche poderia ter marcado o dobro das bolas se não fosse a precipitação dos seus avançados e, se tivessem atirado mais á balisa, o resultado seria outro, visto o guarda redes do grupo visitante não blocava as bolas. No grupo de Alpiarça distinguiu-se o médio-centro Patrício.
Coruche alinhou com: Adelino, Charuto, Sousa, Elias, Cartaxo, Saul, J.Vieira, C.Lopes, Campos, Alberto e Fernando.
Adelino, Charuto, Sousa, Saul, J.Vieira, Alberto e Fernando, cumpriram; Carlos Lopes e Manoel Elias, foram nulos, tendo o primeiro sido o pior por falta de combatividade e por ter medo do corpo-a-corpo para disputa da bola

Coruche vence Pernes F.C.Lusitania por 2-1

No dia 11 jogou nesta vila o Luzitania de Pernes que perdeu com o Couchense por 2-1.
No final da 1ª parte Coruche perdia por 1-0. O grupo local, em manifesta pouca sorte, porque jogou mais, muito mais que o grupo visitante, perdeu muitas ocasiões de marcar. Na 2ª parte conseguiu dois pontos, mas perdeu alguns devido á precipitação dos avançados principalmente Alberto e Fernando.
O Lusitânia, que vinha reforçado com Portugal II dos Caixeiros de Santarém, era um grupo inferior ao Excurcionista de Alpiarça.
Coruche apresentou-se em campo com a mesma constituição tendo, apenas, na 2ª parte, sido substituído Elias por M.Carmo.
Carlos Lopes voltou a ser a mesma nulidade, demonstrando medo e pouca energia. Campos jogou muito mal; Cartaxo cumpriu; José Vieira e Souza muito bem; A Bola sofrida por Coruche, resultante de um pontapé de meio campo, foi unicamente de responsabilidade do guarda-rede que nem sequer tentou a defesa.

Hoje ás 15 horas, joga o Coruchense com o Luzitano de Almeirim.

Assim vai a nossa Saúde…

Hospital Distrital de Santarém…”Estamos a Inovar…” podemos ler num placar enorme colocado estrategicamente à entrada da sala de espera das urgências…a inovar o quê…???
10 horas da manhã de um qualquer Sábado, neste caso 04 de Junho de 2005 (sim..ano 2005 terceiro milénio) sala cheia…rostos cansados de esperar…pessoas com “bolinhas” coloridas coladas na lapela, umas amarelas outras verdes, vermelhas e azuis…quais cores clubistícas dos doentes…apenas “rótulos” para identificar o tempo de espera para ser atendido, verdes=2 horas azul=4 horas e assim sucessivamente, se tudo correr bem…! Entrei com alguém que vinha apenas e tão só fazer um RX ao Toràx…1º Passo a inscrição muito rápida por sinal…passo seguinte…a sala de Triagem (é aqui que levamos o “rótulo” as tais bolinhas)…alguns minutos para lá chegar..bastantes mas não chegou á hora…12.00 horas já passaram duas horas desde a minha chegada…o meu doente lá entrou pela porta principal da Urgência para fazer o tão famoso RX…mais alguns minutos de espera…olho á minha volta e continuo a ver rostos agora mais cansados ainda…ambulâncias que chegam sem parar…carros particulares…pessoas adultas, crianças, bebés etc…nunca mais irei esquecer este dia…nem a imagem daquele bebé de 2 mesinhos apenas que nem soube o nome…deitado naquela maca, respirando artificialmente…nem a imagem daquela mãe jovem e fragilizada gritando, suplicando, implorando que a deixassem ficar junto ao seu “anjinho”…12.30 horas…trinta minutos passados…chegou a notícia como um balde de água gelada…notícia que todos aqueles rostos cansados naquela sala de espera não queriam ouvir…diagnosticada um meningite …o bebé não resistiu e “partiu” assim prematuramente para junto dos outros “anjinhos”…um sentimento de dor e impotência invadiu aquela sala…aos rostos cansados juntaram-se agora lágrimas…olhares cruzados de pessoas anónimas..quem sabe procurando uma explicação para o que aconteceu…algumas pessoas comentavam em sussurro porque razão o “anjinho” que agora partiu não ficou em observação no hospital a noite passada já que foi observado aqui mesmo na urgência..tudo isto na semana em que se comemorou mais um Dia Internacional da Criança…confesso que chorei…e pensei com uma força extraordinária nos meus anjinhos…13.30 horas tudo mais calmo…a família do “anjinho” foi…a mãe agora já sem forças para gritar e implorar que sabe ajuda divina…apenas chora baixinho…abraçada a um médico do INEM…finalmente e 3 horas e meio depois de termos chegado apara um simples RX..o meu doente teve alta..tudo isto e já quase me esquecia de dizer..porque o nosso Centro de Saúde agora conhecido como SAP (Modernices…) não tem RX ao fim de semana…e porque “Encerra” aos fins de semana…lá vão os doentes só Deus sabe com quantas dificuldades…percorre 100 km e aguardar no mínimo umas 3 horas e meia (se tiver a sorte de receber uma “bolinha verde”) e em carro particular porque é mais “cómodo” do que ir em “ambulância”…!!!
Até quando esta situação se vai manter…??? Fiquei revoltado…por favor meus senhores com responsabilidade na Saúde deste país…façam qualquer coisa…PELA NOSSA SAÚDE…pelo menos reduzam as pensões de reforma dos políticos, deputados, presidentes câmara, vereadores etc etc…e façam mais hospitais…e coloquem mais meios á disposição dos médicos…uma pergunta me saltou na cabeça e não para…será que alguém da classe politica que referi atrás recorre aos hospitais distritais…???

Confesso estou revoltado…este episódio que atrás vos descrevi refere-se apenas a uma qualquer manhã de sábado de um qualquer hospital pelo pais fora…acredito que existem muitos bons profissionais de saúde no nosso país…coloquem á sua disposição ferramentas e condições de trabalho para que o possam desenvolver como sabem e como nós cidadãos merecemos…

DEMAGOGIA, LIRISMO, UTOPIA, foram as três palavras de que me lembrei agora, acho que definem na perfeição a situação actual do nosso “cantinho” á beira mar plantado


Desculpem o desabafo mas precisava de escrever isto…